As Semanas de Moda da Europa são umas das mais importantes do mundo, pois são nelas que é possível ver as tendências das próximas estações. Se tem algo que os desfiles de Paris e Milão mostraram ao público foi a volta com força da alfaiataria, que nunca deixou de ser usadas, mas agora será um verdadeiro hit entre as fashionistas.
As peças de alfaiataria são aquelas que remetem aos alfaiates, que são os profissionais que costuravam peças sob medidas, principalmente, para o público masculino. Esse tipo de item é super comum nos armários mais chiques, mas dessa vez a tendência vem com cortes modernos, trazendo uma versão mais versátil e despojada, integrando com força o “streetstyle”.
“Coco Chanel popularizou o uso das calças para além dos conjuntos de tailleur para as mulheres, enquanto Yves Saint Laurent apresentou pela primeira vez o smoking feminino”, destaca a consultora de imagem Camile Stefano sobre a história da alfaiataria nos guarda-roupas femininos.
A alfaiataria foi vista na versão mais esportiva em uma parceria entre Gucci e Adidas. “Blazers cropped e calças com fendas são uma adaptação da alfaiataria clássica e podem ser usados no dia a dia, inclusive combinando com tênis esportivos”, explica a especialista.
Já as saias ou bermudas com esse tipo de material podem ser usadas para um look formal no trabalho, ou até para compor algo mais estiloso à noite. “Os conjuntos com saias ou bermudas e blazers serão a aposta das mulheres que querem estilo e praticidade”, explica a especialista.